01-08-2011
Treinamento Mental para esportistas
Por Roberta Lobato*, consultora em psicologia
No texto anterior falamos da importância do treinamento mental, não só para atletas, mais também para pessoas que praticam atividade física. O treinamento mental pode propiciar benefícios como: melhora da motivação; da concentração; minimização da ansiedade; auxiliar a diminuição da sensação de fadiga; melhorar auto-confiança; ajudar a substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos, etc.
Sendo assim, para melhorar a motivação podemos utilizar: técnicas cognitivas (mentalização das próprias capacidades, mentalização de metas concretas, determinação e variação de metas), técnicas de auto-afirmação (reforço positivo após boas ações, antecipação mental de auto-esforços, antecipação mental de reforços externos), técnicas motoras (auto-motivação por meio de movimento e exercício).
Buscando melhorar a concentração e minimizar a ansiedade, devemos: simular condições de competição no treinamento, usar palavras-chave, estabelecer rotinas de comportamento, desenvolver planos de treino e competição, praticar o controle visual, permanecer concentrado em situações presentes.
O relaxamento pode auxiliar no controle da ansiedade, na melhora da sensação de fadiga e concentração. Desta forma, para relaxar utilizamos técnicas de respiração, técnicas de contração e relaxamento muscular, dentre outras que deverão ser observadas de forma individual.
A auto-eficiência ou monólogos internos beneficiam-se de técnicas como: auto-fala, substituir pensamentos negativos por positivos, reforço positivo após boas ações.
Por fim, consideramos que estas técnicas podem ser muito úteis se treinadas periodicamente, pois assim como treinamos nosso corpo, precisamos treinar a nossa mente, para que cada vez mais a atividade física seja vivenciada positivamente.
*Roberta Lobato, praticante de corrida.
Psicóloga clínica, especialista em psicologia do esporte e hospitalar.
Psicóloga do esporte da equipe do Hospital do Coração, com atuação na Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica e no Centro e Obesidade.
Psicóloga da seleção brasileira de karatê, Rio de Janeiro 2007.
CRP 06/66469
e-mail: robertalobato@uol.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000810240535